domingo, 18 de outubro de 2009

Biografia de Renato Terra

Filho de Pai maestro (Sacramento-MG) e Mãe professora de música (Viena-AUS), ainda criança começou a estudar música aprendendo piano clássico e até os seus 6 anos de idade, só falava a lingua Alemã. Formado e Pós-Graduado em Economia (Faculdades Bennett e PUC - RJ) Compositor, intérprete, músico, produtor e arranjador há 25 anos como Profissional. Como cantor/intérprete seus discos venderam mais de 1 milhão de unidades (entre 1981 / 1997) em um total de 9 Discos gravados - 2 de Ouro - nas Gravadoras Universal / BMG / Warner e suas músicas são conhecidas em todo o Brasil, divulgadas por Rádios, TVs e Shows realizados.Renato Terra, de 1998 até 2006 (quando esteve fora dos palcos e programas de TVs), trabalhou em seu Estúdio no Rio de Janeiro, com grandes empresas do mercado brasileiro : TV Globo, TVs a Cabo (NET/GloboSat), Fundação Roberto Marinho, Coca-Cola, Prêmio TIM de Música..., compondo jingles, vinhetas (Globo News), abertura de programas de TV (Planeta XUXA), trilhas sonoras de comerciais e novelas, bem como filmes de longa metragem : “Bossa Nova”, “Sonhos e Desejos”, “Os Desafinados” (este com lançamento para o 1º Semestre de 2008) entre outros. Foi de sua autoria o jingle oficial do evento “Feira Cultural do Brasil”, realizado na Alemanha durante a Copa do Mundo de Futebol de 2006. Renato trabalhou e gravou com grandes músicos brasileiros :Milton Nascimento, Djavan, Gal Costa, Maria Bethânia, Wagner Tiso, Beto Guedes, Chico Buarque, Tim Maia, Léo Gandelman, Fábio Jr, Victor Biglione, Erasmo Carlos, João Carlos Assis Brasil, Sandy..., os Atores/Atrizes Rodrigo Santoro, Alexandre Borges, Selton Mello, Evandro Mesquita, Vera Fisher, Claudia Abreu, Alessandra Negrini..., os Diretores de Cinema e TV : Wolf Maia, Bruno Barreto, Domingos de Oliveira, Fábio Barreto, Walter Lima Jr, Denise Saraceni...; No 1º semestre de 2008, Renato Terra estará Lançando seu DVD e CD intitulado "Renato Terra & Amigos", gravados no renomado e majestoso Teatro "Tobias Barreto" em Aracajú – SE com Tecnologia Digital de última geração e como convidados apresentaram-se : Marcos Sabino, Claudia Teles, Biafra, Jerry Adriani e Marcelo; O produto, fabricado e distribuído em todo o Brasil pela SONY DADC fará, conseqüentemente, com que Renato Terra retome sua já consagrada carreira de Cantor/Intérprete e Compositor. Músicas de Renato Terra em Novelas da TV Globo 1) “Te Contei” 1981 (Pena eu não Saber) 2) “O Amor é nosso” 1982 (Bem-Te-Vi) 3) “Final Feliz” 1983 e *1985 (Quebra-Gelo) 4) "Armação Ilimitada" 1986 (Coisa de Momento) 5) “Selva de Pedra” 1987 (Toda Madrugada) 6) “Felicidade” 1991 e *1998 (Descoberta) 7) “Deus nos Acuda” 1993 e *2004 (Paixão Esquecida) 8) “A Viagem” 1994, *1997 e *2006 (Meu Grande Amor) 9) “Estrela Guia” 2001 (Lá em Mauá) * REPRISE nos anos citados, resultando 14 Novelas ao longo de mais de 25 anos de Carreira.

23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O pai maestro, seria o Compositor, Acordionista e Professor ALENCAR TERRA, pois coincidentemente ele nasceu em Sacramento Minas, e em um de seus livros de ensino de Acordeon, existe a foto de um filho, salvo engano de 3 anos, de nome Renato??

    ResponderExcluir
  3. Sim jackson, O maestro Alencar Terra é o Pai de Renato Terra!!

    ResponderExcluir
  4. Por onde esse cara?!
    Sou um fã incondicional...gostaria de assistir algum show por aqui (Rio de Janeiro/Niteroi)!!!
    Sr. moderador, manda um grande abraço no Renato
    Att, Bisa

    ResponderExcluir
  5. Olá. Tenho uma dúvida grande. O Renato foi casado com Claudinha Novaes e tem dois filhos, certo? Caio e o outro não me lembro o nome dele. Por onde anda a Claudinha? Ela gravou um LP na época, mas depois sumiu.

    ResponderExcluir
  6. Sim ele foi casado com ela e teve 2 filhos, atualmente ela é funcionária pública

    ResponderExcluir
  7. Renato,

    sou Sandra Bianchi de Sacramento e sobrinha do seu pai.Moro hoje em Belo Horizonte Nos conhecemos ainda criança na casa da tia Mona.
    Hoje, pesquisando um pouco minha família, cheguei até você. Me lembro bem de você, Alencarzinho e Ângela e com muita saudade do tio Zazá e Alice.Guardo fotos daquela época de todos vocês.

    A música ainda é forte na família. Herança dos Terra. Tenho um filho músico que tem um grupo de choro "Piolho de Cobra" e por coincidência o sanfoneiro do grupo estudou no método do seu pai.

    Abraço e a alegria de saber da sua bela trajetória artística.

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra. Meu nome é Alice. Eu sou neta do Alencar Terra, filha da Angela. Até hoje busco pelos familiares perdidos. Gostaria de poder falar contigo. Tem facebook?

      Excluir
    2. me lembro do renato terra desde a novela o amor e nosso com fabio junior

      Excluir
  8. SOU FÃ DO RENATO TERRA DESDE OS ANOS 80,ADÓRO SUAS MÚSICAS CURTO ATÉ HOJE,.EU MORO NA PARAÍBA E GOSTARIA DE SABER DO RENATO SE ELE TEM PRETENÇÕES EM FAZER UMA TURNÊ PELO BRASIL,SÉRIA ÓTIMO CURTI O RENATO AO VIVO AQUI NA PARAÍBA,UM ABRAÇO PRA O RENATO.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Geraldo Rizzo e sou das Alagoas A música bem-te-vi é de autoria do renato terra ? Em que ano foi gravada?
    Sou fã do Renato Terra.

    ResponderExcluir
  10. Acampei muito nas cachoeiras da vida ouvindo este cara.

    ResponderExcluir
  11. Eu qeria sabeer e qe me falaran qe o Renato Terra morreu ?
    E verdade ?


    BY:Dulcineia
    SP - jacareí

    ResponderExcluir
  12. Eu queria mais noticias desse excelente artista!

    ResponderExcluir
  13. Gostoso poder ver esse lastro de Amizade e Fidelidade dos Fãs e re-encontro com os Parentes através deste site.

    Continuem assim !!!

    Por falar nisto, Eu também curti alguns sucessos do Renato.

    JÚLIO CÉSAR - BRASÍLIA (Um Paulistano no Planalto Central)

    ResponderExcluir
  14. Olá Renato,

    Sou Emmerson Kran, locutor e produtor da RBC-FM 90,1,de Goiânia. Somos duas rádios, uma FM e outra AM que tb transmite em Ondas Curtas e Tropicais, portanto, falamos pra todo o país. Há tempo quero um contato com você. Temos interesse em ter sua sua discografia em nossos arquivos. Temos menos de 10 músicas suas em nossos arquivos. Uma nova equipe assumiu há três anos e agora, fazemos uma recuperação há muito sonhada. É nosso desejo ter todo seu material fonográfico. Ficaria feliz e ter uma resposta a altura desse desejo, aguardo resposta.

    Meu contato no Facebook é : https://www.facebook.com/emmerson.kran
    Outro e-mail: produção.am.rbc@gmail.com
    RBC-FM (62) 3201-7733 à tarde (13 às 19h).

    Aguardo seu contato.

    grato

    Emmerson Kran

    ResponderExcluir
  15. oi, Alice, sou Kelly Terra, a familia do meu avô é do interior de Sp (bebedouro/Jaboticabal), gostaria de saber se temos algum parentesco, pois desde pequena ouço dizer que eu sou prima do Renato Terra, tem como vc me enviar um email, fico muito grata, nome do meu avô Arlindo Terra.

    ResponderExcluir
  16. oi Alice Vellasco meu nome e Delma e sou filha da Odete que foi baba da Angela , Renato e Casinho minha mae perdeu contato com o Renato e com sua mae ja um bom tempo e ela sente muitas saudades deles a ultima vez que ela te viu voce tinha 5 anos depois disso nao teve mais contato com voces. se voce puder me adicionar selmacg20111@hotmil.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Renato Terra. Sou seu fá e meu nome é Luiz Gareau, sou cantor e compositor. Fiz releitura de sua canção "Lá em Mauá" e gostaria que pudesse escutar, e se gostar me autorizar a colocar em um cd que estou gravando com canções de outros compositores. Caso possa me ajudar, aguardo seu contato pelo facebook

    ResponderExcluir
  18. Olá Fãs do Renato Terra e o próprio também. Meu nome é Luiz Gareau, sou carioca, Compositor e cantor. Tenho vários CD' autorais. Fã incondicional do Renato Terra, me atrevi faze uma nova releitura da canção "LÁ EM MAUÁ". pois ela fala da cidade que estou morando atualmente que é Teresópolis-RJ. Gostaria muito que vocês escutassem a canção e me digam o que acharam. Ao Renato solicito entrar em contato comigo pelo face book e me autorizar a gravação para que eu possa gravar no CD. Desde já agradeço a todos os comentários que puderem fazer no Facebook. Forte abraços em todos.

    ResponderExcluir